menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Destaques [notícias & avisos]

 

 

 

 

 

 
Prémio: Colégio conquista segundo prémio

No passado dia 12 de junho, os alunos do 6º ano participaram na 8ª edição do concurso “No Poupar está o Ganho”, promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. Este ano, foram apresentados os 17 melhores projetos a nível nacional, perante uma plateia de 600 pessoas.
O projeto apresentado pelos alunos foi o “PLAFOM” – Plano Financeiro Familiar do Orçamento Mensal. O “Plafom” é uma folha de cálculo, onde se faz uma boa gestão do orçamento da família. Este projeto promove o diálogo financeiro entre pais e filhos, levando os mais pequenos a tomar conhecimento dos rendimentos e da lista de despesas da família, aprendendo a controlar as despesas, as prioridades e as necessidades do agregado familiar, ensinando-os a relativizar os desejos, compreendendo que, por vezes, surge uma situação imprevisível e que para lhe fazer face é necessário que a família tenha um suporte financeiro.
Com o projeto em causa, os adolescentes tomam partido na definição dos objetivos familiares, e para isso aprendem a poupar para poder concretizar necessidades e desejos de curto ou longo prazo.

Este ano, o Colégio arrecadou o 2º prémio, a nível nacional, na categoria de projeto do segundo ciclo, e a entrega de prémios às turmas vencedoras foi feita pela Exma. Sra. Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Professora Doutora Maria Manuel Leitão Marques.


Publicado em: 19/06/2018 03:01:56


 

 

 

 

 

 
Matrículas: Informações

Encontram-se disponíveis para download informações referentes às matrículas para o ano letivo de 2018/2018
Creche e Pré-Escolar
1º, 2º, 3º Ciclos e Secundário


Publicado em: 27/04/2018 12:52:20


 

 

 

 

 

 
Ricardo Queirós: no Campeonato do Mundo de Corta-mato.

Após a brilhante participação na prova de corta-mato Nacional, que culminou com o apuramento para o Campeonato do Mundo, o aluno Ricardo Queirós, do 10º ano do Curso Científico-Tecnológico de Animação Sociocultural, representou, no passado dia 4 de abril, a seleção nacional de juvenis masculina, no ISF de Cross-Country, que decorreu em Paris, até 7 de abril.
De referir que a seleção nacional conseguiu um honroso 6º lugar, numa competição em que participaram 105 atletas que integraram 18 equipas.

A Coordenação do Desporto Escolar do CSG felicita, assim, o aluno Ricardo Queirós pelo seu excelente desempenho desportivo.


Publicado em: 23/04/2018 04:19:20


 

 

 

 

 

 
DL 2018: Teatro na Escola – “Posso Falar de Mim?

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e enquadrado no plano de atividades do “Des[a]fiando a Língua 2018”, no dia 26 de fevereiro de 2018 (segunda-feira), os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade assistiram à representação teatral “Posso Falar de Mim?”, da Companhia de Teatro Aramá, do Porto, no auditório do Colégio.

Este espetáculo foi pensado essencialmente para alunos do 3º ciclo e do ensino secundário e aborda diferentes temáticas: sexualidade, corpo, género, bullying, gravidez na adolescência, doenças e infeções sexualmente transmissíveis.

Os objetivos visados foram proporcionar, junto do público escolar, um encontro para um diálogo entre o teatro e as realidades possíveis dos nossos alunos; promover a reflexão sobre muitas das problemáticas causadoras de inquietações, inseguranças, ansiedades, medos, mas também dos sonhos e desejos, para além de outras questões que coincidem com uma etapa sensível da vida dos jovens.

Prof. António Costa

Publicado em: 08/03/2018 09:33:57


 

 

 

 

 

 
DL 2018: Rádio Região de Basto esteve presente no Colégio de S. Gonçalo numa emissão especial

No dia 26 de fevereiro de 2018, a Rádio Região de Basto (RRB), esteve presente no Colégio de São Gonçalo para uma experiência com alguns alunos e também por um convite que lhe foi feito para estar presente na Semana Literária que está a decorrer no Colégio, o «Des(a)fiando a Língua 2018», de 26 de fevereiro a 2 de março, com algumas atividades para os alunos do colégio.
Durante a manhã de segunda-feira, estiveram presentes no estúdio móvel da RRB vários convidados, uns para breves entrevistas e outros para algumas apresentações musicais. Primeiramente, durante alguns minutos, houve música ao vivo, já que o João Moura, da turma de Animação Sociocultural do 10º ano, encantou com a sua concertina.
De seguida, o João Carvalho, da turma de Comunicação e Produção Multimédia do 10ºano apresentou um programa de Músicas do estilo Hip Hop, mais propriamente duas músicas, “Palavras” e “Sociedade”, de Carlos Guedes, mais conhecido por Estraca. Depois do programa de músicas Hip Hop, os locutores da rádio RRB pediram à Catarina Rocha, da turma de Comunicação e Produção Multimédia do 10º ano, e ao João Carvalho para falarem um pouco sobre o que é a reportagem e depois fizeram-lhe algumas perguntas pessoais e, ao longo da conversa, pediram-lhes para falarem um pouco sobre o sítio onde viviam (Santa Marinha do Zêzere e Mondim de Basto).
Depois de tudo isto, a Catarina Rocha fez uma pequena entrevista à professora Luísa Magalhães, coordenadora do Curso de Comunicação, e foram entrevistados mais alguns alunos e professores do colégio pelos locutores da rádio.
Esta atividade foi organizada com o intuito de dar a conhecer aos alunos um pouco mais do que é trabalhar na rádio e também para lhes dar a oportunidade de participar e poderem levar esta experiência para a vida que futuramente lhes pode dar imenso jeito.
Ariana Azevedo, 10º 4A2

Publicado em: 01/03/2018 06:44:14

199 registos

1| 2| 3| 4| 5| 6| 7| 8| 9| 10| 11| 12| 13| 14| 15| ... 40|
©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 54.224.83.221: