menu
Colégio S. Gonçalo Apoiodo pelo Ministério da Educação
Colégio em 1931 Colégio em 1971 Colégio em 2012
1931 1971 2012
Menu Horizontal pesquisar
Atividades

 

 

 

 

 

 
PRODUTO FINAL: DO PAFC

Os alunos do 5.º e 7.ºanos apresentaram, no dia 27 de abril de 2018, pelas 21h00, o produto final do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular: a dramatização “À Descoberta de Oriana” e “A Viagem do Cavaleiro”.
No 5.º ano, os alunos trabalharam, nas várias áreas disciplinares, diferentes competências a partir da obra literária A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
No 7.º ano, os alunos desenvolveram competências das várias áreas disciplinares a partir da obra O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Ao longo dos dois primeiros períodos, os alunos realizaram trabalhos que foram divulgados numa exposição preparada para o S’Cola 2018 e cujo produto final consistiu na fusão das duas histórias numa breve dramatização dos dois projetos.
Foi com agrado que a comunidade educativa assistiu a este espetáculo preparado por alunos e professores.




Publicado em: 12/05/2018 07:44:16


 

 

 

 

 

 
Palestra: no âmbito do património cultural e imaterial.

No dia 27 de abril, os alunos do 11º e 12º anos dos cursos de Ciências e Tecnologias, Humanidades, Cientifico-tecnológicos de Design e Turismo do Colégio de S. Gonçalo assistiram e participaram numa palestra, no âmbito do património cultural e imaterial, das 09h às 10h15m, no auditório do Colégio.
Com esta atividade, pretendeu-se salientar e reforçar a importância da cultura na educação e na escola pelo exemplo da vivência e experiência estética, enaltecendo o nome de Amadeu de Sousa Cardoso, e teve como objetivo geral a integração do pensamento e da reflexão filosófica no património cultural e imaterial de Amarante.
Integrada no S’Cola 2018, esta atividade permitiu esclarecer os alunos sobre o prestígio, valor e dignidade de todo o trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Amarante e todos os seus colaboradores na promoção da relação escola/meio, bem como a dinamização de eventos, divulgando o património cultural e imaterial da realidade amarantina, fomentando a interdisciplinaridade e a continuidade de uma cultura vasta e rica de alguns nomes mais sonantes da cultura, da literatura e da arte amarantinas. Consideramos que foram cumpridos todos os objetivos propostos para esta atividade.
Agradecemos ao Sr. Presidente da Câmara pela sua presença, bem como pela eloquência das palavras proferidas; um bem-haja pelo seu contributo para a formação dos nossos jovens.
A delegada de disciplina
Elisabete Fonseca

Publicado em: 12/05/2018 07:37:50


 

 

 

 

 

 
VISITA: Na cidade do desporto

A convite da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, alguns alunos do Curso Científico-Tecnológico de Desporto e Dinamização da Atividade Física do Colégio de S. Gonçalo, no dia 9 de maio, viveram um dia diferente, pois deslocaram-se a Santarém para realizar uma visita de estudo ao Centro de Estágios, Complexo Desportivo e ESDRM.
Foi um dia de azáfama e cansativo, mas bastante produtivo para os alunos que viram algumas das suas dúvidas dissipadas e puderam observar os espaços de aprendizagem e de prática pedagógica numa cidade conhecida como “a cidade do desporto”.
Os objetivos desta atividade foram essencialmente os seguintes: permitir a participação dos alunos nas atividades da ESRM; esclarecer aprendizagens e competências adquiridas nas aulas; possibilitar o contacto com a realidade universitária.
Com a realização desta atividade, promovemos o espírito colaborativo e cooperativo bem como o complemento de saberes adquiridos no domínio das competências específicas dos alunos, trocámos ideias e promovemos a interdisciplinaridade, conhecemos uma dinâmica pedagógica e didática diferentes.
Foi um dia gratificante no domínio teórico e prático para os nossos alunos sendo que os objetivos previstos foram amplamente alcançados.
Um agradecimento a todos os alunos pelo seu comportamento e a toda a equipa de colaboradores que nos aguardaram em Rio Maior, em especial ao Dr. Diogo Monteiro, que nos fez sentir como se estivéssemos em casa.
professora Elisabete Fonseca



Publicado em: 12/05/2018 07:29:01


 

 

 

 

 

 
OLIMPÍADAS: DE FILOSOFIA

No dia 18 de abril, no auditório do Colégio, os alunos do 11º ano assistiram e participaram em mais uma edição das Olimpíadas de Filosofia.
Com esta atividade, pretendeu-se preparar os alunos para o teste intermédio, dar visibilidade da disciplina de Filosofia aos alunos e permitir a troca de experiências pedagógicas e didáticas entre turmas.
A dinamização de atividades que promovam o conhecimento e a troca de saberes tem sido o grande objetivo deste passatempo, pelo que nos satisfaz o enorme entusiasmo e dinamismo revelados pelos alunos.
Os objetivos propostos foram amplamente concretizados, sendo considerada esta atividade uma mais-valia na estratégia de enriquecimento cognitivo, intelectual e cultural. Como tal, esta é uma atividade a que pretendemos dar continuidade.
Encerrámos a atividade com a entrega de um diploma de participação a todos os alunos participantes, e o vencedor foi oferecido um livro.
Um bem-haja a todos os intervenientes.
A Delegada de Disciplina,
Elisabete Fonseca

Publicado em: 23/04/2018 04:14:43


 

 

 

 

 

 
Psicologia: Um dia na Universidade de Coimbra

“Coimbra tem mais encanto na hora da despedida.”
No passado dia 13 de março, os alunos de 12º ano que frequentam a disciplina de Psicologia B, Psicologia do Desporto, Psicologia do Desenvolvimento e DPCI do Curso de Animação Sociocultural, integraram uma visita de estudo à Universidade de Coimbra, no dia aberto da universidade. Inserida no plano anual de atividades, a visita visou sensibilizar os alunos para a vida académica e para a responsabilidade inerente ao curso pretendido, numa perspetiva geral e como objetivos específicos: permitir a participação no dia aberto da universidade; participar nas atividades do dia aberto; esclarecer aprendizagens e competências adquiridas nas aulas; possibilitar o contacto com a realidade universitária.
Com esta atividade, pretendeu-se promover o espírito crítico e a abertura a novos saberes; complementar saberes adquiridos no domínio das competências gerais e cognitivas dos alunos; trocar ideias e promover a interdisciplinaridade. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer ao pormenor a Universidade de Coimbra e todo o seu desenvolvimento histórico, cultural e científico.
Foi um dia gratificante para os nossos alunos, tendo sido atingidos todos os objetivos planificados para a atividade.
Um agradecimento a toda a equipa de docentes, estudantes e património cultural de Coimbra, que tão bem nos recebeu, naquela que é considerada a cidade do conhecimento. Aos nossos alunos, fica uma palavra satisfação e orgulho pelo desempenho e comportamento demonstrados.
A professora Elisabete Fonseca.

Fotos disponíveis em: http://www.csgnet.org/csg/galeria.asp


Publicado em: 16/03/2018 10:41:42

217 registos

1| 2| 3| 4| 5| 6| 7| 8| 9| 10| 11| 12| 13| 14| 15| ... 44|
©  Grupo de informática/informática de gestão @ Colégio de S. Gonçalo - AMARANTE - 2010/2012
users online:       IP: 54.81.0.22: